segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A força feminina vai de ‘Saias na Folia’


As mulheres não param de surpreender. Depois de provocaram a grande revolução de costumes que marcou o século XX, adentram pelo século XXI ocupando novos espaços e rompendo convenções. Com esse espírito, criaram o ‘Saias na Folia”, um bloco só de mulheres: elas integram toda a direção, desde a presidência. São responsáveis pela comissão de carnaval, mestre de bateria, comissão de frente, pela autoria do samba – diga-se de passagem, feminista – e ainda são as “puxadoras”, ou melhor, as intérpretes do samba.
O enredo “Sambistas sim, porque não?” fala do desafio de encarar todas as etapas na difícil tarefa de organizar um bloco de carnaval de sucesso. Em seu primeiro carnaval, “Saias na Folia” já desperta grande curiosidade do público. Mas quem já viu e ouviu garante que a bateria comandada por mestre Thalita Santos é uma grata surpresa para quem ainda ousava duvidar da capacidade criativa das mulheres.
Na voz empolgante de Maria Menezes, o samba assinado por Maíra Santafé, Adeline e Graça Cunha é de fazer inveja a muito compositor experiente. Maíra, aliás, também canta, doce e afinada, ao lado de Maria. E o que dizer de Vanessinha no cavaco e Cristiane Alves, como porta-bandeira?
As meninas e mulheres só abriram duas exceções: o mestre-sala Paulo Henrique forma um belo par, ao lado da porta-bandeira. E no lugar da tradicional “rainha da bateria”, elas elegeram seu “rei da bateria”, Luiz Felipe, para aumentar a inspiração.
Mas quem quiser conferir tem que atravessar a baía. O bloco é de Niterói. As meninas desfilam na quarta, 10, a partir das 18 horas. A saída será com tudo o que tem direito, incluindo fogos de artifício, duas baterias de mulheres (a maioria toca na Viradouro) e trio elétrico. A concentração será no bar “Bloco C”, que fica na Rua Visconde de Sepetiba, ao lado da Universo, no centro da cidade. “Saias na Folia” também participa do desfile oficial de blocos de Niterói, no sábado, 13/2, na Rua da Conceição, às 19 horas. (Fonte: Agência Petroleira de Notícias)